top of page

REHARMONIZAR UTILIZANDO OS SUBV7



Olá tudo bem? Você já ouviu falar no acorde SubV7 ou substituto do dominante?


Então vamos lá aprender como esse acorde pode mudar seu som e te destacar na hora de reharmonizar uma música.


Antes de continuar gostaria de lembrar sobre a escola Mais QI. Nossa escola oferece para você os melhores cursos de música, com profissionais qualificados que vão te ajudar desde o mais básico até temas avançados. Não importa qual seja sua escolha, ser um músico profissional ou um hobista, nos podemos ajudar. Clique no link abaixo e saiba mais... https://bit.ly/WhatsAppMaisQI



Bom vamos direto ao ponto que isso é o que importa! o substituto dominante é um acorde que vai substituir o dominante principal em questão lembrando que qualquer acorde do campo harmônico pode receber um dominante, sendo assim, para podermos exemplificar, vamos utilizar a tonalidade de Dó ( C7M ) maior. O acorde de C receberá uma função tônica (estabilidade). Desta forma, lembrando do campo harmônico, o dominante para o acorde de C&M será o Sol com a sétima menor (G7). Até aqui definimos apenas qual acorde iremos substituir (G7) agora precisamos entender a estrutura desse acorde. Acordes dominantes possuem:


O acorde G7 é formado pelos seguintes intervalos:

G - R B - 3M

D - 5J

F - 7m

O que faz os acordes dominantes na música popular atual ser tão importantes são os trítonos. Mas o que seria isso afinal?

É um intervalo de 3 tons que ocorre dentro do acorde. Aqui no G7 o trítono acontece entre as notas B (3M) e F (7m). Vai lá, eu espero você contar... Viu?


Esse intervalo pode ser analisado de outras formas também, como uma 4 aumentada, ou uma 5 diminuta e ele gera em nossos ouvidos uma sensação de desconforto, nos obrigando a ir para o próximo acorde. Beleza, agora você me pergunta onde tá o tal SubV7 ai nessa coisa?


Então o que que acaba acontecendo o substituto dominante ele possui o mesmo trítono do acorde "original" porem com os polos invertidos....


Repara aqui no quadro ao lado que no acorde de G7 tínhamos o B como terça Maior e o F como sétima menor. Agora no acorde de SubV7 teremos o F como terça Maior e o B como sétima menor. Agora a única coisa que precisamos fazer é preencher os acordes com as notas restantes no caso a Raiz (Db) e a 5J (Ab), e tá ai a mágica (Shazam!)






Agora percebemos que o acorde dominante está meio tom acima da função tônica:

Cadencia V7 - I7M


Cadencia SubV7 - I7M


Alguns pontos para deixar aqui...

A cadencia V7 - I7M possui uma resolução quartal ou seja tem um salto de 4J para que ela aconteça. Enquanto a cadencia SubV7 tem uma resolução cromática (meio tom de distancia) para que ela aconteça.


Por fim mas não menos importante, agora que a teoria já foi explicada, o importante é: o que fazer com essa informação? e minha sugestão é: >> Aplique a ideia em tudo que você já conhece. Depois você irá filtrando o que é legal e o que não é tão legal. >> Acostume com a sonoridade que o SubV7 gera. >> pesquise músicas que já apliquem esse tipo de ideia (da uma olhada em MPB tem muita coisa lá que você pode extrair).




Mais uma vez pessoal, obrigado por ler esse post.

Caso queira conversar direto comigo, podem me chamar no link do whatsapp:


Espero ter ajudado vocês!

Até o próximo post.


Danilo Professor de Guitarra


 
 
 

Comments


bottom of page