Letra Cursiva
- profcamilapeixoto
- 4 de out. de 2019
- 1 min de leitura
O desenvolvendo na fase da alfabetização com a letra do tipo bastão é mais fácil para se adaptar neste momento. Os rabiscos começam a se endireitar e formar letras.

As letras de fôrma são ideais para esta fase, pois os caracteres são individuais e podem ser escritos um após o outro, as letras cursivas exigem uma agilidade maior, uma vez que, além de outras finalidades, são utilizadas para tornar o registro mais rápido. O traçado simples das letras de fôrma dão maior liberdade no ato da escrita, ao contrário das “letras de mão” que precisam de uma organização maior.
A aprendizagem da letra cursiva é uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo, para treinar o cérebro e um benefício externo para a habilidade de raciocínio que é utilizado na leitura e escrita. Para escrever com uma letra cursiva legível, é necessário um certo nível de controle de aprender a escrita manuscrita, mesmo que se trate da escrita em letra bastão, o cérebro de uma criança deverá:
Distinguir cada traço em relação aos outros.
Aprender e memorizar o tamanho adequado
Detalhadamente de cada traço de cada letra.
Desenvolver habilidades de categorização.
Como estimular meu filho ?
Através de atividades para estimular a ortografia que irá estimular a coordenação motora, coordenação nos traçados como :
Ditado
As massinhas de modelar são perfeitas para trabalhar o formato da letra cursiva.
Moldes de letras com papel cartolina e a criança pode tanto recortar e colar, como usar o molde para transferir a letra ao caderno de caligrafia.
Caderno de caligrafia
Lembrando que cada criança tem seu ritmo e forma de aprender, devemos estimular com amor e paciência, deforma lúdica aos poucos.
Professora
Camila Peixoto
Comments